Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Arcebispo de Braga. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arcebispo de Braga. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

D. Jorge Ortiga - um Portista especial

 

Sem ideia de quantificar mas sim de qualificar, é sempre uma honra quando nos deparamos com alguém fora do comum com os mesmos nossos bons gostos, de afeições comuns portanto, entre correligionários do F. C. Porto especialmente. Tal o caso de D. Jorge Ortiga, arcebispo português de Braga, que também é assumido Portista, como nós. 

Passando um período em que os assuntos religiosos têm estado na mira da comunicação social, derivado à recente resignação do Papa Bento XVI e tudo o que envolve e atrai no processo daí decorrente, bem como outros assuntos relacionados com os meios católicos e derivados, virá a talhe uma referência particular a um membro do mesmo clero católico, por variadas razões, desde estar em tempo comemorativo de suas bodas de prata episcopais, até ao facto de ser Portista. Que é o que conta aqui para o caso. Porque de tanto serem gabados e tornados conhecidos os adeptos dos clubes de Lisboa com amigos nos meios informativos, na prática tornados mediáticos por vias da comunicação social irradiada através da capital político-social do país, melhor apreciação nos apetece dar aos que são dos nossos, os Portistas… Pois os outros dizem-se mais numerosos, mas geralmente vem mais mal ao mundo com maiorias. Então não é, como diz a sabedoria popular, que é sempre mau o caldo que muita gente tempera…?!

   

Ora no meio de nós, sem ladainhas que tais, há mesmo muito boa gente de gabarito, como o exemplo que desta vez queremos distinguir: o atual Arcebispo de Braga. Calhando a preceito enaltecer a figura desse homem saliente da Igreja, na passagem de 25 anos da sua sagração episcopal, cuja celebração ocorreu ainda no início deste ano e tem programa a decorrer por estes tempos ainda; além de ser um personagem carismático a quem se augura papel de maior relevo no futuro eclesial. 

Por tudo isso, e nomeadamente pela sua feição Portista, realçamos desta feita este nosso consócio, D. Jorge Ortiga, por meio de registo duma página da “Notícias Magazine”, com que essa revista acompanhante domingueira do Jornal de Notícias, em seu recente número do passado domingo 3 de Fevereiro, celebrou esse Bispo-Arcebispo na exaltação comemorativa de suas bodas de prata. Na justa medida de quanto sua dimensão encerra.

.

Armando Pinto 
 »»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar ««««