Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Colômbia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Colômbia. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hóquei em Patins: Portistas Campeões, entre Lendas e Promessas… Mundiais.


PORTUGAL voltou a ser CAMPEÃO DO MUNDO de Hóquei em Patins, desta vez em SUB-20, no Campeonato do Mundo da respetiva categoria recentemente disputado na Colômbia. E em seniores, através duma poderosa seleção de Lendas, voltou a fazer um brilharete diante dos eternos rivais espanhóis...


Com efeito, no primeiro caso, depois duma campanha totalmente vitoriosa, os portugueses venceram a Espanha na final, triunfando com um volumoso resultado de 4-1. Cuja conquista ocorreu no fim-de-semana do passado dia 12 deste mês de Outubro. Tendo o F C Porto estado representado através de Helder Nunes, Pedro Cerqueira e Diogo Seixas, os quais se sagraram em Cartagena, na Colômbia, campeões do mundo Sub20, integrados na seleção portuguesa que, na final, venceu concludentemente a Espanha. Com Pedro Cerqueira e Diogo Seixas a marcarem um golo cada, no jogo da consagração.

= Diogo Seixas =

= Pedro Cerqueira =

Dez anos depois, Portugal conquista assim o seu segundo título mundial, interrompendo o domínio espanhol. No caminho para a final, a equipa lusa venceu, sucessivamente, a África do Sul (16-1), Angola (7-2) e Israel (10-0), na fase de grupos, e Colômbia (5-3) e a França (6-0). 

= Helder Nunes =

Helder Nunes, com mais este feito, reforçou assim também a proeza de há um ano ter sido Campeão Europeu com a seleção portuguesa de sub-20. Depois de, recorde-se, o mesmo defesa/médio Hélder Nunes ter feito parte da seleção nacional que disputou, recentemente, o Campeonato do Mundo de seniores-Angola/2013, onde Portugal conseguiu o 3.º lugar do pódio.


Dias antes, quanto ao segundo caso acima referido, teve lugar a 5 de Outubro um outro e diferente encontro, esse a nível de antigos ídolos dos patins e sticks. Tendo havido, então, em encontro inserido no programa do evento Guimarães-Cidade Europeia do Desporto/2013 e realizado nas Caldas das Taipas, vila dos arredores vimaranenses, um jogo Portugal-Espanha de Lendas. Entre cujos veteranos, com nomes lendários no mundo do hóquei patinado, figuraram do lado dos portugueses diversos antigos hoquistas do F C Porto, como Cristiano, Vítor Hugo, Vítor Bruno, Domingos Carvalho, Paulo Alves, Tó Neves, etc.


Cristiano capitaneou o conjunto luso e fez as honras da casa, sendo na área geográfica da primeira capital portuguesa que se realizou tal sucesso.


Desse jogo de exibição e confraternização, juntamos algumas imagens sugestivas, que bem dispensam legendas explicativas, porque as caras dos nossos hoquistas continuam bem familiares. Bem como sua fisionomia sobressai nas jogadas demonstradas e elegância exibicional que ainda patenteiam.




Foi então possível voltar a ver em cena algumas das maiores lendas vivas do hóquei patinado português e espanhol. Guimarães Cidade Europeia do Desporto/2013 promoveu a realização desse singular encontro de velhas guardas, que colocou frente a frente as duas maiores potências da modalidade. Cristiano Pereira, Tó Neves, Vítor Hugo e restantes elementos portugueses, mais Toni Rovira, Salarich, Joan Enrique Torner e Garriga foram, portanto, alguns dos atletas que voltam a vestir a camisola das respetivas seleções, reeditando inúmeras e sempre frenéticas finais de outrora. A equipa das quinas esteve orientada por Franklim Pais, enquanto que a “armada espanhola” era comandada por Andre Caramés. Neste Portugal-Espanha o triunfo sorriu aos portugueses numa vitória por 4-3, sendo o prélio disputado como um dos eventos integrantes do “Hóquei Patins Fest”, uma iniciativa congregadora dum conjunto de atividades onde o hóquei em patins era a modalidade rainha e no qual também se inseriu o III Torneio Internacional do CART, em que a formação taipense foi a anfitriã desse quadrangular, de que saiu vencedora a equipa espanhola do Igualada; e incluiu, no dia 6 de Outubro, ainda uma Tertúlia sob lema d’ “A realidade do hóquei em patins em Portugal”. Havendo aí o “Hóquei Patins Fest” reservado lugar, também, para uma discussão sobre o atual momento que a modalidade vive no nosso país, na qual reuniu Amadeu Portilha, presidente da Comissão Executiva de Guimarães/2013, Cristiano Pereira e Joan Torner, atletas das seleções portuguesa e espanhola de lendas, respetivamente, para um debate em torno desta modalidade com 75 anos de história em Portugal e que, atualmente, contabiliza duas centenas e meia de clubes e 10 mil praticantes.




Deste modo confirma-se maior enriquecimento das participações do F C Porto em grandes cometimentos do hóquei em patins, com o brilhante património humano de que é detentor, como nestes dois acontecimentos se constata, quer na conquista obtida por jovens promessas, como na contribuição evocativa proporcionada em mais uma jogatana dos nossos antigos heróis, no jogo das Estrelas e Lendas do hóquei em patins português, ibérico e mundial.

Armando Pinto

~~»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««~~

Nota - A propósito, do que acima referimos sobre anterior título de Helder Nunes, recorde-se
(clicando sobre o link)
A.P.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sucesso vitorioso na Taça Euroamericana – Ah, Danilo: É daquilo que o povo gosta…!


Com um concludente resultado de 4-0 com que o F C Porto “aviou” o clube Millionários, representante columbiano na prova em questão, culminou de forma brilhante a participação do F C Porto na digressão inserida no âmbito da Taça Euroamericana, entre participantes dos dois continentes com maior domínio do futebol mundial.


Sobre o jogo não valerá tanto estar a repetir o que está já desenvolvido na comunicação social, além das diversas apreciações na blogosfera. Importando no caso, mais, que estamos a gostar deste início da preparação da equipa do F C Porto. Desta vez com a agradável prestação de Danilo, com três golos (e qual deles o melhor?!), e um bom punhado de jogadas, a somar a mais um bonito golo de Jackson Martínez, mais algumas agradáveis demonstrações de alguns do nossos valores atuais.


Assim, mesmo a mais de 2.600 metros acima do nível do mar, o Dragão mostrou estar à altura das exigências e superou com distinção o último teste da mini-digressão à América do Sul. Do alto da capital colombiana, Bogotá, o tricampeão nacional somou frente ao Millonarios mais um triunfo quantos os jogos efetuados entretanto nesta pré-temporada. Ao ritmo de Cha Cha Cha, assim se despediu o FC Porto de Bogotá, continuando a evoluir como equipa em que depositamos muitas esperanças e naturais anseios.


Armando Pinto

sábado, 20 de julho de 2013

Imagens de Marca Portista - a propósito da ida do F. C. Porto à América do Sul


Onde o F. C. Porto estiver, através de embaixadas oficiais e representações de caracter desportivo, quer em competição ou evolução, aí estará nosso pensamento e sentimento, ali estaremos em espírito e vida, como de forma transcendente se pode transpor. Conforme mais uma vez, desta feita, é lá longe, na América do Sul, que está a representação-mor do clube, até onde se dirigem nossas atenções, atravessando os ares em longa distância. Pois é ali, em périplo pela Venezuela e Colômbia, que marca presença atual a equipa principal de futebol do F. C. Porto e seus responsáveis.


Nesse sentido seguiu a comitiva azul e branca rumo ao continente americano, viajando em avião personalizado, segundo nos apercebemos por imagens chegadas via rede social do facebook, através de simbolismo identificativo, tal qual se vê na imagem cimeira.


O caso, como anteriormente já aconteceu também, pelo menos na viagem para a final da Liga Europa que vencemos pela segunda vez, traz ao intelecto pensante a curiosidade interessante que representa afinal a imagem clubista, sendo que o F C Porto, como um dos grandes clubes desportivos mundiais, tem imagem de marca bem marcante.


Associando o facto ainda à vertente vitoriosa, pois mesmo em jogos e torneios particulares, como agora será o caso (tal qual em tempos antepassados, também), muito gostamos de ver os homens do Porto a levantar vitoriosamente os troféus em disputa.


Em vista do facto, a propósito também da ida do F C Porto a dois países sul-americanos, lembramo-nos de recordar antigas feições que a marca Portista já tomava em tempos antepassados, com naturais distâncias no tempo, e de modo interligado precisamente aquando de anteriores visitas ao sul da América, como por exemplo à Venezuela.


Dessas e outras viagens já demos nota em anteriores apontamentos, em nossos espaços da blogosfera (como recordamos, abaixo, no fim deste artigo), e agora, aqui evocamos em algumas imagens mais, dos tempos de Hernâni, Acúrcio, Arcanjo, Carlos Duarte, Teixeira, etc. etc.


Repare-se nos fatos oficiais de viagem, em meados da década de cinquenta, assim como igualmente, pelos finais da mesma década, nos fatos de treino usados, em cotejo à atualidade, mas como indicação que a grandeza do F C Porto vem de longe, com estatuto granjeado desde tempos de dirigentes devotados. Sabendo-se, por exemplo, que em tempos até houve um padre que desempenhou funções no dirigismo Portista (o Padre Marcelino da Conceição, com folha de serviço mais saliente em ter trazido o grande Araújo para o F C Porto), entre apaixonados carolas que muito e bem serviram o F C Porto. Clérigo aquele que vemos junto a Miguel Arcanjo, todo a preceito, precisamente numa das deslocações em que o clube sabia já imprimir boa imagem.


Anos volvidos deu-se outra famosa deslocação para nova edição do Mundialito, então já chamado Torneio de Caracas, nos inícios dos anos sessenta, a que ficou ligada célebre apreciação de Di Stéfano sobre Américo (considerando-o um dos melhores guarda-redes que viu - a que no final referenciamos, em peça à parte) e a que se refere a imagem seguinte, dum dos momentos de lazer no calor venezuelano.


Desses tempos, como sinal de que interessará sempre ficar memória dos triunfos, recordamos uma taça ganha no estrangeiro, na bonita atitude de Hernâni erguer tão elegante taça, perante a companhia dos colegas Almeida, Paula e Alberto Festa.


No decurso dos anos outras mais deslocações aconteceram já às terras de Bolívar, entre as quais lembra o torneio ganho na grande série de penaltis defendidos por Armando, após empate no tempo regulamentar graças a também grande exibição do mesmo Armando Silva - na pré-época do verão de 1970, ou seja numa digressão realizada na preparação da temporada de 1970/71. 


E o tempo passou, chegando agora nova oportunidade duma nova jornada de saudade e fortificação de Portismo além fronteiras.

Então, para depois se associar na história, compare-se as imagens com as de agora, quanto às fotos chegadas pela rede social do facebook durante o voo, estando o F. C. Porto a caminho da América do Sul, para estada na Venezuela, primeiro, e depois Colômbia. Sabendo-se que na primeira paragem, em Puerto de La Cruz (domingo às 23 horas de Portugal), defronta o Deportivo Anzoátegui.


Para de seguida, depois na capital colombiana, Bogotá, ir defrontar o Millionários (pelas 1:30 horas de quinta-feira), certamente a provocar mais umas madrugadas de fervor Portista - para nós pela televisão através do Porto Canal.



Entretanto nossos representantes, do outro lado do Atlântico, levam mais um abraço aos Portistas que naquelas longínquas terras sentem também o nosso F. C. Porto, numa enternecedora deslocação aos referidos países da América Latina perante inerente afeto de proximidade com as comunidades lusas. Quão - nas palavras do presidente Pinto da Costa - "será uma grande satisfação poder apresentar a nossa equipa a todos os colombianos, com quem temos uma grande afetividade. Sendo uma enorme alegria poder levar o nosso futebol não só à grande comunidade portuguesa, mas também a toda a Venezuela."


Cá ficaremos, então, a acompanhar essa representatividade Portista, cientes da carga emotiva e sentimental em equação… !


Enquanto isso, como revisão de matéria, recordamos anteriores deslocações e fastos memorandos, como se pode rever em anteriores artigos que publicamos 
(clicando sobre os links referentes)
em 


Armando Pinto

= Clicar sobre as imagens digitalizadas do texto, para ampliar =