Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Jackson. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jackson. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sucesso vitorioso na Taça Euroamericana – Ah, Danilo: É daquilo que o povo gosta…!


Com um concludente resultado de 4-0 com que o F C Porto “aviou” o clube Millionários, representante columbiano na prova em questão, culminou de forma brilhante a participação do F C Porto na digressão inserida no âmbito da Taça Euroamericana, entre participantes dos dois continentes com maior domínio do futebol mundial.


Sobre o jogo não valerá tanto estar a repetir o que está já desenvolvido na comunicação social, além das diversas apreciações na blogosfera. Importando no caso, mais, que estamos a gostar deste início da preparação da equipa do F C Porto. Desta vez com a agradável prestação de Danilo, com três golos (e qual deles o melhor?!), e um bom punhado de jogadas, a somar a mais um bonito golo de Jackson Martínez, mais algumas agradáveis demonstrações de alguns do nossos valores atuais.


Assim, mesmo a mais de 2.600 metros acima do nível do mar, o Dragão mostrou estar à altura das exigências e superou com distinção o último teste da mini-digressão à América do Sul. Do alto da capital colombiana, Bogotá, o tricampeão nacional somou frente ao Millonarios mais um triunfo quantos os jogos efetuados entretanto nesta pré-temporada. Ao ritmo de Cha Cha Cha, assim se despediu o FC Porto de Bogotá, continuando a evoluir como equipa em que depositamos muitas esperanças e naturais anseios.


Armando Pinto

sábado, 11 de agosto de 2012

19ª Supertaça para o F. C. Porto, com golo de estreia à Jackson…!


Qual filme normal, há sempre um artista que nunca morre nas fitas de cinema; e mais até quando marca um momento especial, tem sempre um final feliz. Então, nas imagens que passam diante dos olhos apaixonados, para ser mesmo filme a sério o artista acaba a beijar a gaja, no fim…


É o que aconteceu na noite deste sábado, no filme do jogo da final da Supertaça nacional, culminando com Jackson Martinez - que, afinal se estreou (como antevimos no artigo anterior) e em grande, mediante um golo cheio de oportunidade, sobre o final do jogo. Com aquela bola cabeceada para golo, acabada por entrar e se envolver no véu da noiva... das redes da baliza. Dando largas, por fim, a tomar o gosto à medalha, levada aos lábios... na avaliação.


Conseguido que foi o mais importante, como é sempre a vitória, começa bem mais esta nova época futebolística. Assim, o F.C. Porto conquistou a sua 19.ª Supertaça de Portugal em 34 edições da prova. Algo que os outros clubes todos juntos não conseguem, nem chegam sequer para alcançar tal soma dos Dragões. Acrescendo que o Clube azul e branco venceu o mesmo troféu pela quarta vez consecutiva. Somando mais o facto desta Supertaça Cândido de Oliveira ser, para já, o 72º trofeu oficial conquistado pelo F. C. Porto, dos que são reconhecidos pelas instâncias desportivas de pleno direito, quanto a títulos de futebol sénior.


Deste modo feliz, a taça segue para o Estádio do Dragão graças a um golo em cima dos 90 minutos de “Cha-Cha-Cha” Martínez, que então marcou na estreia oficial com a camisola dos Dragões, através dum belo golpe de cabeça.


Jackson Martinez, o bem sucedido autor do golo do encontro e que valeu a vitória do F. C. Porto, referiu à comunicação social: «Estava difícil ganhar à Académica. Sabíamos que é uma equipa que corre os 90 minutos. Tentaram jogar bom futebol e com isso complicaram, mas no fim conseguimos vencer, que foi o mais importante. Agora é desfrutar primeiro e pensar que há que continuar a trabalhar. Há coisas melhores para vir. O campeonato vai ser muito mais forte».


Eis assim que a Supertaça fica com o F. C. Porto e as medalhas respetivas ao peito dos Dragões!


Armando Pinto