Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Jackson Martinez. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jackson Martinez. Mostrar todas as mensagens

sábado, 10 de maio de 2014

Remate final, com vitória interessante...


Liga Portuguesa, 30.ª e última jornada do Campeonato português:

Futebol Clube do Porto, 2 / Benfica,1 - Com golos de Ricardo, aos 4 minutos, a fazer 1-0; Enzo, empatou aos 26 minutos e Jackson aos 38 minutos marcou o que veio a estabelecer o resultado final.

Para a história e estatísticas memoriais: Jackson Martínez, pela segunda vez e consecutivamente, sagrou-se Rei dos Marcadores, desta vez com 20 golos marcados, na prova máxima desta época. 


Assim, cá, em nossa casa (em pleno dia) apagamos-lhes a luz à nossa maneira, ganhando dentro do campo - e ainda com mais UM outro PENALTY POR MARCAR... à imagem do sistema que vigorou durante o período vermelho. De tal forma que, como quem saboreia a sobremesa, também a equipa do F C Porto conseguiu dar aos adeptos uma vitória sobre os rivais, de modo que ficou para o fim esta vitória saborosa, que lhes tirou a fanfarronice... aos outros, que tais!


Ora, para o desiderato (quão interessante é ver os adversários "abespinhados"...) contribuiu logo de início o bom golo de Ricardo. E o querer de outros, num conjunto que procurou acabar a prova na melhor forma. Mas não só. Sendo de aplaudir a massa adepta que marcou presença e mostrou aos atletas que é sempre importante vencer. - Como se vê dos mouros ficarem por aí todos lixados...

Enfim, acabou esta época, venha a próxima. Para acabar o pó dos cachecóis a tresandar a naftalina…Enquanto se espera que a temporada seguinte, internamente, seja à medida da mística Portista.

A. P.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

James desembrulhou a Prenda: F. C. Porto no 1º lugar do Grupo A da Liga dos Campeões - em dia de aniversário de Jackson…!


F. C. Porto, 1- PSG, 0: Vitória do rigor e honra contra o capitalismo e luxúria. 

Com um grande golo, em momento decisivo, James Rodriguez deu cor e alegria ao mundo Portista. Um golo que, afinal e no fim de contas, fez justiça ao resultado e proporcionou que o colega de equipa aniversariante, Jackson Martínez, saboreasse também esta vitória.


Quando no jogo da terça-feira, no tal do baile acontecido no nosso salão de festas, a comunicação social tanto ênfase deu a pormenores do género, que acabaram por ser contraproducentes para a equipa que saiu derrotada (por aí então estar fora do seu regime…), foi porém no estádio do Dragão, esta noite de quarta-feira, que aconteceu o festejo, e para a banda das nossas cores azuis e brancas. Com James a desembrulhar a prenda – daí que a sua imagem, a encimar o artigo, ainda tenha o vinco… (do papel ilustrado com que enfaixou a jogada, culminando no remate que a imagem anexa documenta).


Parabéns aos vencedores e aos intervenientes. Belo aniversário de Jackson, que mereceu uma linda confraternização. 

Grande noite europeia, ainda bem!!! 

Armando Pinto

sábado, 11 de agosto de 2012

19ª Supertaça para o F. C. Porto, com golo de estreia à Jackson…!


Qual filme normal, há sempre um artista que nunca morre nas fitas de cinema; e mais até quando marca um momento especial, tem sempre um final feliz. Então, nas imagens que passam diante dos olhos apaixonados, para ser mesmo filme a sério o artista acaba a beijar a gaja, no fim…


É o que aconteceu na noite deste sábado, no filme do jogo da final da Supertaça nacional, culminando com Jackson Martinez - que, afinal se estreou (como antevimos no artigo anterior) e em grande, mediante um golo cheio de oportunidade, sobre o final do jogo. Com aquela bola cabeceada para golo, acabada por entrar e se envolver no véu da noiva... das redes da baliza. Dando largas, por fim, a tomar o gosto à medalha, levada aos lábios... na avaliação.


Conseguido que foi o mais importante, como é sempre a vitória, começa bem mais esta nova época futebolística. Assim, o F.C. Porto conquistou a sua 19.ª Supertaça de Portugal em 34 edições da prova. Algo que os outros clubes todos juntos não conseguem, nem chegam sequer para alcançar tal soma dos Dragões. Acrescendo que o Clube azul e branco venceu o mesmo troféu pela quarta vez consecutiva. Somando mais o facto desta Supertaça Cândido de Oliveira ser, para já, o 72º trofeu oficial conquistado pelo F. C. Porto, dos que são reconhecidos pelas instâncias desportivas de pleno direito, quanto a títulos de futebol sénior.


Deste modo feliz, a taça segue para o Estádio do Dragão graças a um golo em cima dos 90 minutos de “Cha-Cha-Cha” Martínez, que então marcou na estreia oficial com a camisola dos Dragões, através dum belo golpe de cabeça.


Jackson Martinez, o bem sucedido autor do golo do encontro e que valeu a vitória do F. C. Porto, referiu à comunicação social: «Estava difícil ganhar à Académica. Sabíamos que é uma equipa que corre os 90 minutos. Tentaram jogar bom futebol e com isso complicaram, mas no fim conseguimos vencer, que foi o mais importante. Agora é desfrutar primeiro e pensar que há que continuar a trabalhar. Há coisas melhores para vir. O campeonato vai ser muito mais forte».


Eis assim que a Supertaça fica com o F. C. Porto e as medalhas respetivas ao peito dos Dragões!


Armando Pinto