Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Jogos Olímpicos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jogos Olímpicos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Representantes Portistas nos Jogos Olímpicos!


Está ainda no semblante público todo o esplendor dos Jogos Olímpicos, num apogeu que raramente parece acessível a países limitados na formação desportiva. Aparecendo diante dos olhos atletas laureados, dignos dos coroados na civilização grega antiga. E outros que, apesar de tudo, sabem dignificar as cores do país…


= Referenciação a Valdemar Mota, o primeiro Olímpico do F C Porto = 

Entre atletas desses, dos que já estiveram presentes nos Jogos da era moderna, no meio de heróis, também já houve atletas portugueses e especialmente do F. C. Porto que subiram ao pódio mais alto, numa história sempre apetecível, perante uma plêiade de valores dos que por lá andaram, dentro do possível.

= José Pacheco e Mário Silva (conforme a posição, a partir da esquerda), com a camisola portuguesa na representação nacional nos Jogos de Roma. Os dois ciclistas do F. C. Porto integraram a Equipa de Portugal participante nos Jogos Olímpicos de 1960 em Roma, nas provas de estrada e contra-relógio por equipas (sendo o conjunto completado por outros dois, de outro clube).= 

Na história do F. C. Porto durante muitos anos vangloriou-se o primeiro olímpico do clube, Valdemar Mota, o célebre ídolo da bola integrante da seleção portuguesa que brilhou nos Jogos Olímpicos de 1928. Depois, teve de se esperar até 1960, quando dois jovens ciclistas, Mário Silva e José Pacheco, foram aos Jogos de Roma. E lá durou mais uns anos isso de mais do mesmo, entretanto, enquanto assim havia escassas referências na historiografia clubista. Até que a partir de finais dos anos setentas, com a intensificação em modalidades específicas, através da natação e do atletismo, sobremaneira, se avolumaram finalmente as representações do F. C. Porto.


Ora, este ano de 2012 a representação Portista foi diminuta (como já aludimos em anterior artigo deste blogue), havendo na atualidade menor potencial, embora sem se poder relacionar diretamente, na água pelo menos.  Pois o F. C. Porto deixou de correr no atletismo e a natação ainda tem de nadar por piscinas alheias. Perante esse cenário, não será despropositado relembrar algo do passado deste âmbito, quanto ao êxito relevante que tem sido a integração Portista nas embaixadas portuguesas aos Jogos Olímpicos, ao longo da história das Olimpíadas dos séculos XX e XXI. Sem nomear a totalidade dos nomes, nem das presenças, mas apenas alguns casos como exemplos, conforme as crónicas alusivas, a compartilhar. Ao que nos propomos recordar, desta feita, fazendo emergir algumas evocações relacionadas, com a participação clubista (através de imagem duma página acima) e (por respigo doutras páginas, abaixo) a conquista das duas medalhas que fazem parte da memória coletiva Portista, por ora.





Armando Pinto 
== / == Clicar sobre as digitalizações, para aumentar == / ==

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sara Oliveira: Nadadora representante Olímpica do F.C. Porto em Londres/2012


Está nas braçadas de Sara Oliveira a representação do F. C. Porto nas Olimpíadas de 2012. Mais pela honra, marcando assim o F. C. Porto presença, também, através de uma nadadora, no grande acontecimento clássico desportivo. 

Enquanto em anteriores ocasiões a representação Portista nos Jogos Olímpicos chegou a ser significativa, agora é diminuta, acompanhando o afastamento do clube em diversas modalidades amadoras com tradições olímpicas, a nível nacional. Restando olhar para as imagens televisivas, ainda que fugazmente, e saber que entre tantas ali há uma cara, nestes primeiros dias de competições, que nos desperta o sentimento clubista: Sara Oliveira, bem bonita por sinal - ou não fosse uma mulher de fibra Portista! Além de futebolistas internacionais estrangeiros do F. C. Porto que, embora ao serviço de seus países, também se encontram nos Jogos Olímpicos de Londres, como acontece com os "caras" musculados Hulk, Danilo e Alex Sandro, os quais fazem parte da seleção olímpica do Brasil; mais Abdoulaye Ba, que nesta Olimpíada de Inglaterra joga pelo Senegal.

Diversas já foram as modalidades em que já nos podemos rever, dentro do quadro competitivo dos sucessivos anos olímpicos, sem esquecer que o F. C. Porto entretanto teve no atletismo uma atleta medalhada, felizmente, com o ouro alcançado em 1996 por Fernanda Ribeiro. Momento único, esse, imortalizado num sprint vitorioso inesquecível nos 10.000 metros, em Atlanta. Obtendo aí Fernanda Ribeiro a honra de louros, com a medalha de campeã olímpica. Tal como, quatro anos volvidos, ainda conseguiu outra medalha, essa de bronze em Sydney/2000. Passado esse esplendor, presentemente é a natação a modalidade que junta a nome do F. C. Porto na embaixada portuguesa, desta vez presente em Londres/2012.

= Uma taça representativa do historial da Natação do F C Porto - entre inúmeros galardões conquistados (reportando no caso ao trofeu da vitória no “Meeting Internacional da Cidade do Porto", de 1985)… 

Ora, neste dia último de Julho, em que Sara Oliveira volta a nadar com as cores da representação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres, estando com ela o nosso Ego Portista, apesar de sabermos de antemão que não se podem esperar grandes resultados, marcamos também presença em tal ondulação respeitante ao sentimento azul e branco. Honrando-nos com tão interessante prestação, ao serviço da nação desportiva. 

Em vista disto, prestamos aqui uma homenagem à secção da Natação do F. C. Porto, por meio de uma recordação interessante, também. Postando, a propósito, uma reportagem de tempos distantes, recuando ao longínquo ano de 1979, para evocar o que então já tinha de grandioso o historial da modalidade no F. C. Porto. Ao tempo de aspiração duma piscina olímpica, existindo nas Antas apenas pela metade a piscina de 25 metros. Uma diferença que afinal, passados tantos anos, perante as alterações verificadas, nem é assim tanta, pois volta a desejar-se uma piscina, com a distância diferente de agora ser junto ao estádio do Dragão… 

Assim sendo, eis aí uma reportagem que constou na revista Chuto, edição nº 11, de Abril de 1979, mostrando o Currículo da secção, até então, incluindo destaque para a evolução da carreira de Rui Borges, um valor que já despontava (e, como se sabe, foi mais tarde aos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul):




Armando Pinto 

=== Clicar sobre as digitalizações, para ampliar ===