Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Seleção Nacional. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Seleção Nacional. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Balbino – 2º futebolista Internacional do FC Porto


Porque aos adeptos Dragões que dão apreço à Memória Portista convirá todo o conhecimento possível sobre a história do FC Porto, apraz registar mais factos de tempos em que a existência do grande clube azul e branco ganhou consistência. Tal o caso concreto do segundo internacional de futebol da agremiação das cores azuis e brancas. Um campeão do FC Porto, integrante da equipa que venceu o primeiro Campeonato de Portugal, a pioneira prova titular do futebol português.


Na calha de mais uma “Efeméride do Dia”, recordamos agora que nesta data, há muitos anos, «José Balbino da Silva tornou-se o segundo jogador do FC Porto a jogar pela seleção nacional. Foi a 16 de dezembro de 1923, num jogo frente a Espanha.

Balbino foi um avançado importante no FC Porto nos anos 20 do século passado, tendo estado nos primeiros títulos nacionais do nosso clube, os dois campeonatos de Portugal ganhos nessa altura em que o futebol fazia o seu caminho para se tornar no desporto preferido dos adeptos.» (Como regista a carta das notícias diárias do clube, como se pode denominar a espécie de boletim informático, ao género de comunicação da entidade FC Porto, de nome Dragões Diário).

A propósito, pois nunca é demais vincar a história verídica, Balbino foi o segundo dos que ao tempo jogavam pelo FC Porto, apenas porque, entretanto, outros bons valores do clube da Constituição, por essas épocas, eram preteridos em relação a outros dos clubes de Lisboa, como foram os casos do guarda-redes Lino Moreira e do jogador de campo Tavares Bastos logo aquando do primeiro jogo da seleção (em que só jogou Artur Augusto, do FC Porto), como a própria imprensa portuense da época referiu.

Em homenagem a esse que assim acabou por ser o segundo futebolista do FC Porto que pôde vestir a camisola representativa de Portugal, relembramos a sua ficha da Galeria de Internacionais do FC Porto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Rememorando: Gomes nas boas recordações dos confrontos Portugal-Suécia!


Na proximidade à chegada do dia em que a seleção nacional inicia a eliminatória do “bota-fora” em dois jogos decisivos diante da Suécia, com vista à possibilidade de qualificação para o Mundial do Brasil, lembramos uma recordação da última vitória lusa a doer sobre os escandinavos.

Está em jogo o subconsciente português. Daí que desta feita, como nalgumas outras ocasiões, o encontro nos acicate interesse. Apesar de, por norma, a seleção dita portuguesa, como equipa representativa da Federação Portuguesa de Futebol e extensivamente com inerente nome do país, não nos despertar uma paixão acérrima - devido essencialmente ao que foi acontecendo ao longo dos tempos, não sendo verdadeiramente composta pelos melhores, mas sim por determinadas escolhas a dedo, através de selecionadores normalmente afetos aos clubes do sul, desde os tempos em que os futebolistas do Porto quase eram esquecidos, mesmo desprezados, a pontos de normalmente  apenas um ou dois, salvo raras exceções, terem tido possibilidade de completar o ramalhete das equipas do sistema BSB… Acrescido, entretanto, com casos mesmo de bradar aos céus, como o que ocorreu com Américo, aquando do Mundial de 1966; e com Vítor Baía, na campanha e fase final do Europeu inglório do Scolari, em 2004…


Agora calhou a Suécia, de Ibrahimovic e Cª, com quem Portugal vai ter de medir forças, no play-off, por um lugar no Mundial de 2014.

Na calha desta ocorrência, propicia a ocasião para puxar pela memória e recordar de modo particular uma vitória lusa sobre os suecos, em jogos oficiais. A que ficou ligado um grande goleador do F C Porto, Fernando Gomes - neste e noutro jogo, anos volvidos. Já que esse valoroso avançado teve a Suécia como adversário talismã, porque perante a seleção dos altos e loiros se cotou historicamente como marcador de serviço, bem servido por companheiros de clube, ao tempo, dos então diversos Portistas presentes em bons momentos do futebol português.


Ora, com efeito, foram duas as vitórias da seleção verde-rubra, num total de dez jogos oficiais, contra os adversários de azul e amarelo equipados. Ambos os triunfos acontecidos na década dos anos oitenta, mais precisamente em 1984 e 1987, em Estocolmo. Curiosamente, nas duas vezes por 0-1; e ambas decididas por Fernando Gomes, o “bibota”.

Está ainda na retina pessoal o momento épico da primeira vitória, a 12 de Setembro de 1984, no apuramento para o Mundial 1986: cruzamento da esquerda, saído do pé de Augusto Inácio e desvio eficaz, de cabeça, por Fernando Gomes. Fazendo assim história o “Gomes do Porto”, pois esse triunfo lançou Portugal para a qualificação para o Campeonato do Mundo do México.


De permeio, além dos dez jogos oficiais, Portugal e Suécia jogaram ainda mais cinco particulares, de cujos desfechos a seleção nacional só conseguiu uma vitória, por 2-3 (sendo na condição de visitante, em Gotemburgo também), corria o mês de Setembro de 2002.


Gravadas na memória aquelas duas jornadas de partidas oficiais dignas de menção, fazemos agora ressaltar a segunda, através de reportagem inserta na revista “Foot”, em sua edição mensal nº 36, de Outubro de 1987. De cujas páginas se extraem algumas imagens ilustrativas, a dar ênfase ao que mais permanece ainda na retina, tal a imagem do golo desse jogo: jogada de mais um ataque luso, num trabalho individual de António Sousa na esquerda e passe rasteiro para o pontapé certeiro de Gomes, que decidiu o jogo, a 23 de Setembro de 1987. Prélio esse a contar então para a fase de apuramento ao Euro de 1988, num objetivo que depois não chegou a ser atingido, mas porque a seleção principal apenas teve os melhores nesse jogo com os nórdicos (visto antes ter sido uma espécie de seleção B que representou o país, devido ao afastamento dos titulares por via administrativo-federativa, resultante do caso-Saltillo).


Com exemplos desses em ocasiões diferenciadas, há no presente idêntico estímulo, augurando-se que a equipa lusa agora consiga alcançar o alvo. À imagem, no resultado de jogo entre os dois contendores, das imagens de garra e pundonor que a reportagem de 1987 exemplifica.



Armando Pinto
==»»»  CLICAR sobre as imagens, Para AMPLIAR  «««==

quinta-feira, 28 de junho de 2012

F. C. Porto nos grandes momentos das representações oficiais do futebol português…!


Terminada a participação da seleção portuguesa de futebol profissional no Europeu deste ano de 2012, com a eliminação no desempate por grandes penalidades, já nas meias-finais da prova, fica um sentimento de alguma frustração perante uma participação honrosa mas não totalmente conseguida. Especialmente depois de se ter chegado até ao penúltimo jogo do mesmo campeonato, acabando infelizmente por sair ingloriamente, a equipa lusa, ao não ter sido alcançado o desiderato da chegada à final. 

Foi, contudo, deveras honrosa esta caminhada, que superou algo das expetativas, no fim de contas. Ficando garantido para a história uma página assinalável, para a qual, como de tantas outras vezes, contribuíram atletas do F. C. Porto.

O facto proporciona, enfim, um lembrete de recordações, atendendo ao F. C. Porto sempre ter estado nos grandes momentos do futebol português a nível de seleções, no caso.



Desde a participação com um futebolista na primeira equipa formada para representar o país como seleção portuguesa, em 1921; passando pela representação lusa que esteve presente pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, como sucedeu em 1928 (e a propósito recordar particularmente Valdemar Mota, 1º Olímpico do F.C. Porto); até ao Europeu Militar, de seleções militares em 1958; ao Europeu de juniores de 1961; mais o 3º lugar do Mundial de 1966 (e extensivamente particularizar a participação do “Magriço” Alberto Festa); ao 3º lugar no Europeu de França em 1984; mais os campeonatos conquistados nas categorias jovens, etc… até ao 2º lugar no Euro 2004 e 4º no Mundial de 2008, apesar de diversas injustiças e caricatas ocorrências nas preferências dos selecionadores e outros responsáveis federativos, sempre o F. C. Porto esteve representado, dizendo presente.


De alguns desses momentos heroicos, e apenas alguns como exemplos (priviligiando feitos mais antigos, por os mais recentes ainda estarem de fresco na retina), registamos imagens e dados através de recordações foto-documentais, numa rapsódia ao sabor da memória:
















Armando Pinto 
=== Clicar sobre as imagens, para aumentar ===