Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Lembrando. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lembrando. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Lembrando… de vez em quando – Entre quem esteve no FC Porto e fez história do mundo portista: Martin Kalk, antigo treinador da Natação do FC Porto.

Já neste blogue houve algumas referências à história de algumas das modalidades do FC Porto, entre as quais a Natação. Uma das modalidades que aquando da criação do novo Museu do FC Porto ficaram em acanhado compartimento do Museu FC Porto By BMG, de modo muito simplificado, algo reduzido melhor dizendo, em que por junto ficaram as modalidades diversas. Realidade que agora levará tempo a compor e repor, naturalmente, com tantas questões urgentes a resolver. Mas se anseia que venha a ser alargada a exposição permanente e completada tal extensiva riqueza patrimonial e museológica, quando for possível.

Ora, também como durante os anos recentes no Museu do FC Porto quase só foram salientados maioritariamente feitos e intervenientes dos 42 anos da Direção iniciada em abril de 1982 e terminada em abril/maio de 2024, muitos outros foram passando ao esquecimento. Mas não só, mesmo mais casos ainda desses tempos, também. Não admirando que muitos e muitos nomes de antigos servidores do FC Porto sejam hoje desconhecidos, pelo menos das gerações mais novas. Como no caso desta vez a recordar.

Podia-se colocar como num exercício de memória a ver quem se lembrava ou acertava, mas não vale a pena e o melhor é ir diretamente ao tema. Sendo desta feita ocasião de lembrar o antigo treinador da Natação do FC Porto, Martin Kalk. Relembrando uma entrevista que lhe foi feita na Revista “Bancada”, em seu número de FEVEREIRO DE 1982. Através da qual se vislumbra o que ele foi então no FC Porto, no tempo dos célebres “Golfinhos das Antas”, ainda no tempo da presidência do Dr. Américo Sá.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

terça-feira, 30 de julho de 2024

Lembrando Albertino: o futebolista-pintor que foi e é artista em seus misteres

 

Em finais de julho de 1979 foi acertada a transferência de Albertino para o FC Porto, concluída depois em inícios de agosto. Concretizando-se finalmente, então, essa mudança há muito falada e esperada, mas que tivera anteriormente diferentes circunstâncias e rumos. Após ele já ter vestido a camisola do FC Porto numa digressão ao Perú, ainda apenas por empréstimo do anterior clube, e entretanto ter sido mesmo anunciada a sua contratação, sem se ter concretizado. Mas como o destino marca a hora, conforme se diz, acabou mesmo por ser mais tarde, e mais vale tarde que nunca. Havendo Albertino passado a vestir a camisola azul e branca de vez e a sério a partir da época de 1979/80.

Vem assim a talhe lembrar esse mesmo Albertino que para sempre ficou portista, além de ter ao mesmo tempo com o futebol, dividido sua arte pela pintura, também.

Ao Albertino já neste blogue foi dedicada uma anterior lembrança, através de respigos da revista “Ídolos”. Facto que dispensa aqui mais descrições sobre sua carreira. Mas como nunca será demasiado acrescentar algo mais, desta vez reforça-se a memorização deitando mãos e olhos ao que dele foi publicado na “Revista dos Desportos BANCADA” (de que era Chefe de Redação o amigo José da Cunha, também antigo colaborador do jornal O Porto), em seu n.º 3 de janeiro de 1982.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

- Para relembrar o anterior artigo, aqui publicado em 2013, “Albertino: Artista com Alma Portista…” - clicar em

https://memoriaporto.blogspot.com/2013/04/albertino-artista-com-alma-portista.html

A P

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Lembrando: Ligação do FC Porto ao futebol argentino em imagens soltas – a propósito do Papa Francisco adepto de futebol…

Com a vinda do Papa a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude de 2023 agora na ordem do dia, neste início de agosto, vários motivos relacionados vêm acima das atenções e lembranças. Sendo o Papa Francisco natural da Argentina e mais ainda um fervoroso adepto dum clube desportivo argentino, nesse puxar de temas vem à ideia também o futebol. E por extensão particular a ligação do FC Porto com a Argentina. Além de por cá já terem sido vários e bons os jogadores argentinos que vestiram a camisola do FC Porto em futebol e até no hóquei em patins, também há memórias interessantes de jogos com equipas argentinas.

Nesse prisma, a mais antiga memória é do famoso encontro com o San Lorenzo de Almagro, em 1947. Tendo no final de 1946 até aos inícios de 1947 esse clube, aportuguesadamente conhecido por São Lourenço de Almagro, efetuado uma célebre digressão à Península Ibérica após a conquista do título de Campeão da Argentina nessa época; e, em tal périplo, rumou a Portugal já em 1947. Nesse tempo em que não havia ainda provas oficiais de âmbito internacional, circunscrevendo-se tais encontros particulares como espetáculos de cartaz proporcionadores de experiências além-fronteiras. Começando aí o San Lorenzo seu passeio por Portugal no Porto, cuja receção se revestiu festivamente pela fama com que o campeão do país das pampas vinha aureolado. Numa notoriedade verdadeira, de tal forma que o FC Porto, que tinha tradição de bater o pé a clubes estrangeiros de nomeada, saiu copiosamente derrotado por 9-4, nesse jogo disputado no estádio do Lima a 31 de janeiro de 1947. Facto que causou parangonas mas seguidamente teve maior repercussão... Quão seguidamente, tendo a mesma equipa argentina ido jogar a Lisboa, para o segundo encontro em solo português, no início de fevereiro imediato, teve pela frente uma seleção de Lisboa formada por jogadores de Benfica, Sporting e Belenenses, com resultado ainda mais desnivelado, tal a derrota do Misto BSB: 10-4. Memorização que vem a preceito por esse dos grandes clubes argentinos, o San Lorenzo de Almagro, ser o clube do coração do Papa Francisco, como simpatizante e sócio com cotas pagas até à sua eleição papal, e agora seu sócio honorário.

Outros jogos entretanto se realizaram entre equipas portuguesas e argentinas, e quanto ao que mais interessa, para o caso, particularmente com o FC Porto. Havendo ficado na memória, esse mesmo em boa memória, um jogo disputado em 1967 no Porto, nos inícios da época de 1967/68, com receção ao Estudiantes de La Plata, ao tempo também Campeão da Argentina. Tendo aí então o FC Porto vencido o jogo e por resultado concludente: 5-0.


Encontro futebolístico este que, como tal, merece referência memorial, através de imagens elucidativas. Umas imagens soltas, por assim dizer, guardadas em arquivo pessoal aqui pelo autor destas lembranças, a servir bem, como ilustração da ligação em apreço.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))