Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta record. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta record. Mostrar todas as mensagens

domingo, 29 de janeiro de 2023

Para guardar e sempre recordar! Vitória do FC Porto na Taça da Liga de futebol para sempre ficar nas boas lembranças!

De um belo fim-de-semana, com ridentes sábado e domingo, coloridos de radioso sol a amenizar a temperatura da época, do último sábado de janeiro e seguinte domingo soalheiro, ficam imagens alegres de como tudo tem beleza e mais alegria quando o Porto ganha. E então quando são vitórias atrativas e deveras consolativas, como esta agora da Taça da Liga portuguesa, tudo tem outro sabor, mesmo bom. Ficando ainda, disso tudo, além do que fica na retina das lembranças e no correr das batidas do coração, também algumas recordações físicas. Como, nesse sentido, ainda, ficam os jornais com capas condizentes a tão grande vitória portista. Jornais que são para guardar na coleção pessoal afetiva.

Naturalmente, além de tudo mais relacionado, fica também certo gozo por se ver como os adversários não digerem bem estas coisas, tal o mau perder demonstrado nos adeptos e jornaleiros que arranjam desculpas em invenções sem sentido, sendo que a equipa desta vez perdedora não teve razão de queixa. Excluindo-se da aquisição e preservação de jornais os que não têm trabalho honesto, tais uns quantos que mostram ser autêntico lixo tóxico de mau jornalismo.

Entre os dois dias, esteve a noite feliz de sábado para domingo, quão foi emocionante o final do dia 28 e a entrada pela noite dentro de 29.

Assim… 

- Quem mais adormeceu e acordou este fim-de-semana com a boa disposição de sermos Campeões de Inverno e sermos do clube que agora tem mais títulos e também todos os títulos de taças existentes no futebol nacional e internacional...? O FC Porto já tinha a Liga dos Campeões, a Taça Intercontinental, a Liga Europa, a Supertaça Europeia, a Liga portuguesa, o Campeonato de Portugal, a Taça de Portugal e a Supertaça de Portugal. Desde este sábado dia 28 de janeiro de 2023 tem também a Taça da Liga. Quem mais?

- O FC Porto já era o clube português com mais troféus oficiais, empatado com o Benfica, até sábado ambos com 82 títulos de provas oficiais. Desde este sábado dia 28 de janeiro de 2023 o FC Porto lidera essa contagem isolado, com 83 títulos. Quem mais?

- O FC Porto já era o campeão em título da Liga portuguesa, da Taça de Portugal e da Supertaça. Desde este sábado dia 28 de janeiro de 2023 é o campeão em título das quatro competições nacionais portuguesas. Quem mais?

Está tudo dito e feito, já não falta mais nada. O FC Porto tem no palmarés vitórias em todas as provas disputadas na Europa e no Mundo por grandes clubes, tal qual em Portugal em todas as provas de alta competição, da antiga 1ª Divisão e atual 1ª Liga, incluindo até um campeonato da 2ª Liga ganho pela Equipa B, algo que só o FC Porto conseguiu até agora entre os clubes com equipas Bês, também. Por mais que custe aos cartilheiros e comentadores televisivos, mais certos jornalistas aziados, além dos adeptos mal habituados dos seus clubes de Lisboa serem ajudados. Contra factos não há argumentos! Quem mais dos clubes portugueses tem isto tudo?! Só o FC Porto!

Tudo dito e feito. Mas queremos sempre mais. Venha o futuro, com o encanto azul e branco!

Armando Pinto

Nota Bene: A seleção dos 3 jornais é pela capa, por terem dado merecido destaque a tão importante vitória do FC Porto, pois pelo conteúdo nem todos fizeram devido trabalho de casa e de consciência.

De Atenção: quarta-feira serão publicados junto com os jornais O Jogo e Jornal de Notícias uns posters desdobráveis da vitória na Taça da Liga-2023. Serão mais dois documentos para ter e guardar! 

A. P.

((( Clicar sobre as imagens )))

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Diante das balizas da história e na calha do feito de Diogo Costa em 2022: Justiça ao guarda-redes Armando - recordista em 1970 no Torneio de Caracas!

O FC Porto teve mais uma noite de gala em provas europeias, na 4.ª Jornada da fase de grupos da “Champions”-Liga dos Campeões Europeus, com uma grande vitória na Alemanha e por extensão outros fastos relevantes. Como no facto da equipa portista ter marcado muito cedo, o que é sempre importante, com o madrugador golo de Galeno, mais, entre outras ocorrências, também no deveras decisivo caso de Diogo Costa ter defendido um penalti, quando o resultado estava ainda com um golo apenas de vantagem para o FC Porto. Passando assim o atual guarda-redes internacional do FC Porto a ter já quatro penaltis defendidos até agora. Levando a que na comunicação social seja o tema referenciado, muito justamente.

Assim sendo, como casos destes são fora do comum, pela dificuldade evidente de poderem ser defendidos tais remates das chamadas grandes penalidades (pois o mais comum é os penaltis serem convertidos, ou desperdiçados quando atirados aos postes, barra ou para fora), sempre que o guarda-redes consegue evitar que a bola entre na baliza nesses remates da respetiva marca, isso é algo assinalável. Ficando sempre a memória de acontecimentos desses em casos mais importantes. Como foi por exemplo quando em 1968 Américo defendeu um penalti contra o Cardiff, no estádio das Antas, quase no fim do jogo dessa eliminatória da então existente Taça das Taças, mantendo o resultado que estava em 2-1 e assim assegurando a passagem do FC Porto à eliminatória seguinte. E, entre outros, agora em 2022 este defendido por Diogo Costa, na Alemanha diante do Bayer Leverkusen, para a Liga dos Campeões.

Ora, a propósito disso, convirá contudo fazer justiça à história. Pois a história conta e não pode ser esquecida. Notando-se que como os jornalistas profissionais da atualidade naturalmente são de gerações algo recentes, podem não conhecer bem factos de outrora dignos de realce, pelo que se nota em certos casos. Contudo sem se poder deixar passar isso em claro, porque o que é… é. Bastando de vez em quando dar-se uma olhadela pelos arquivos dos jornais e outros sítios de registos históricos. Onde devem constar dados que não podem ser olvidados.

Pois então, estando a ser referido, e muito bem, que Diogo Costa é recordista dos tempos presentes na defesa de penaltis, convirá acrescentar contudo que não é o guarda-redes com mais penaltis defendidos na história do Futebol Clube do Porto. Já ultrapassou Acúrcio e Helton, mas não o guarda-redes Armando Silva. Naturalmente que o Diogo pode e queremos muito que venha mesmo a ser o guarda-redes que defenda mais penaltis, sinal que nos dará muitas mais alegrias, que o mesmo é dizer que por certo continuará a superar momentos difíceis destes, sendo como é muito jovem e mesmo este ano e esta época terá mais ocasiões, possivelmente, como no porvir terá muito futuro diante de si. Mas para já e antes, ainda, houve o Armando, que por exemplo (além de também no Campeonato Nacional de 1970/71 ter defendido um penalti decisivo para a vitória do FC Porto em Santo Tirso, mantendo quase no fim do jogo então o resultado de 2-1 para o FC Porto em casa do Tirsense), ainda se salientou mais, por exemplo, quando no Torneio de Caracas, em que o FC Porto participou aí diante do Celta de Vigo, na Venezuela, em 1970, defendeu 4 (quatro) penaltis seguidos, de modo que o FC Porto venceu assim o adversário espanhol nesse torneio, no princípio de setembro de 1970. 

De permeio, ainda houve outros casos, tal como anos mais tarde Beto teve uma sequência de defesas na célebre marcação de penaltis da decisão da eliminatória da Taça de Portugal entre FC Porto e Belenenses, em 2009/2010; bem como também Casillas teve mais uns quantos na conta. Mas, como mais antigo e resistente no tempo, é vez de lembrar o caso de Armando, que teve repercussão internacional. Quão se pode ver por imagens de recortes de jornais constantes de sua Fotobiografia: "Armando Pereira da Silva - Fotobiografia 1954/1975".

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))