Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Vítor Baía. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vítor Baía. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Vítor Baía – no seu 50.º Aniversário: Lembrança de Parabéns!


Vítor Baía comemora esta terça-feira, dia 15 de outubro de 2019, seus 50 anos. Sendo assim este dia do 50º aniversário natalício do eterno Vitor Baía, associamo-nos neste espaço de Memória Portista com algumas imagens relacionadas a seu brilhante percurso, que tanto honrou o sentimento da mística portista.


Baía está na memória portista como um dos mais emblemáticos guarda-redes que vestiram as camisolas do FC Porto e da seleção nacional. Curiosamente na seleção dita nacional ficou também associado ao triste episódio de não ter sido chamado a defender a baliza portuguesa no Europeu de 2004, à imagem do que no Mundial de 1966 foi feito a Américo, outro dos estrelados guarda-redes da história portista. Perdurando ainda Baía na memória pelos tempos adiante também por constar na chamada “Capsula do tempo” enterrada pela UEFA aquando do seu jubileu de ouro em 2004, com a colocação de umas luvas suas como melhor guarda-redes da Europa nesse ano.

= Equipa da final vitoriosa da Liga dos Campeões Europeus de 2004 !

Sendo como foi e é uma referência portista, está também entre as figuras caricaturadas em  miniaturas da coleção de "bonecos" da equipa do FC Porto, conforme consta da coleção do autor destas linhas... 


Ora, como ilustração de seu Currículum Vitae, recordamos aqui algo de tão grandiosa carreira através de resenhas de sua biografia e currículo desportivo.

Primeiro através do que lhe foi dedicado no nº 1 dos livros da Coleção “ Onze + “ (sobre os considerados melhores nas respetivas posições, numa edição d’ O Jogo e da editora Quidnovi em 2008), no caso os onze mais dos guarda-redes que passaram pelo futebol português, em cujo lote de onze foram colocados do FC Porto, por ordem cronológica, Barrigana, Américo e Baía.



Seguindo-se mais uma página referente à publicação sobre uma seleção de equipa do FC Porto, em edição da Quidnovi também de 2008, na qual há uma apreciação ao Vítor Baía, a cuja página se junta imagem com o respetivo autógrafo, que foi possível conseguir para um livrinho de “Caça Autógrafos”…


Assim como, em complemento e reforço, se junta a sua parte integrante no livro “FCPorto figuras & factos 1893-2005”, edição d’ O Comércio do Porto, com indicação de Produto licenciado FCP, de 2005.


Efetivamente Baía faz parte da galeria dos melhores guarda-redes do FC Porto e do futebol português. Como foi até aflorado em tempos numa publicação da antiga revista Bola Magazine, juntando quatro desses grandes guarda-redes que vestiram a camisola de guardiões do FC Porto.

= Américo, Vitor Baía, Barrigana e Acúrcio !

Por fim, anexamos números e factos de seu palmarés, deitando mãos ao que foi publicado (na véspera deste aniversário) no jornal O Jogo. Em cujas páginas, ao longo de oito folhas, foi publicada uma grande entrevista, com Baía a passar em revista histórias e episódios marcantes de uma carreira ímpar. «Dos primeiros passos na Académica de Leça ao FC Porto foi um pequeno passo, numa carreira que teve ainda uma passagem pelo Barcelona. Voltou a casa, escolheu o 99 e continuou a vencer em Portugal e no estrangeiro. Só faltou mesmo um título pela Seleção». Que poderia muito bem ter acontecido, então para ele e sobretudo para a seleção portuguesa, se tivesse estado na baliza no Euro/2004, o tal em que a atitude de Scolari (e de quem também o aconselhou a isso, dentro da Federação…) fez Portugal perder com tão incompreensível caso de Vitor Baía não ter sido selecionado...


Dessa publicação, eis os números e dados que com a devida vénia para aqui recortamos:


Parabéns por tudo isto e também pelo aniversário. E muitos anos de vida!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

domingo, 19 de julho de 2015

Umas recordações e curiosidades, de vez em quando…


« Há 11 anos, na sequência da histórica época 2003/2004, Vítor Baía, Ricardo Carvalho e Deco integram a equipa do ano para a UEFA. O FC Porto tinha-se sagrado campeão europeu há menos de dois meses e os jogadores do FC Porto eram naturalmente destaque nos balanços da temporada » – conforme é relembrado em “ Dragões Diário”.


Vem a propósito, na mesma linha, recordar também: Vítor Baía, que é ainda o futebolista português mais titulado, com 33 títulos conquistados, foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes europeu do ano de 2004. E, ele mesmo, tem a honra de ter sido incluído na “capsula do tempo”, enterrada pela UEFA para memória futura, com um par de luvas com seu autógrafo; assim como na mesma, além disso, o F C Porto, como único clube português considerado digno dessa glória, está representado por uma bola autografada pelo plantel que venceu a Liga dos Campeões Europeus em 2004. Tal como Deco, o “Mágico”, foi considerado pela UEFA o melhor jogador no ano 2004. E Ricardo Carvalho, depois, protagonizou um record nos números de sua transferência, a nível de futebolistas portugueses de um clube nacional para o estrangeiro, sendo a sua ida para o Celsea de Inglaterra, por 30 milhões de Euros, no defeso de 2004, uma das maiores de sempre.


Algumas outras curiosidades de marca perene, em dados estatísticos de jogos de séniores: João Pinto, antigo defesa lateral direito pelos anos oitenta e noventa do século XX e um dos célebres números 2, entre a honrosa lista de famosos defesas que vestiram a camisola com esse número, tendo disputado 407 jogos oficiais, foi o futebolista com mais jogos feitos ao longo dos tempos ao serviço do F C Porto. Bem como Fernando Gomes, avançado portista dos anos setenta, oitenta e princípios de noventa, é ainda o melhor goleador de sempre ao serviço do F C Porto, com 318 golos, entre 1974 até 1991.


(Estatísticas constantes do livro " 300 FACTOS - F C PORTO - PARA OS MAIS APAIXONADOS ", publicado em 2012. Produto Oficial F C Porto.)

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

domingo, 24 de agosto de 2014

Mais umas cenas de (outro) filme…


A ideia do ponto de partida para este artigo nem saiu totalmente da cabeça aqui do autor do texto (e gestor deste blogue), mas sim por extensão de certo post dum amigo de nossa página pessoal do facebook. Calhando a propósito, para estas memorizações atinentes a puxar por um Portismo firme e esclarecido, entre quem goste de conhecimento e documentação sobre história do F C Porto e consequentemente memória portista.


Ora, todos sabem o que se passou agora, nas últimas horas, com o caso Quaresma. Inicialmente, quando esteve como suplente e entrou a pouco tempo do fim, em Lille, com  os repórteres da comunicação social a rodeá-lo com questões tão falsamente enredadas que logo Ricardo Quaresma sugeriu que deixassem de fazer filmes… Depois os adversários não desistiram de seus intentos e, por não ter sido convocado por Lopetegui para o segundo jogo da Liga, inventaram que até já estaria de saída.... A tal ponto que Quaresma se sentiu na obrigação de dizer qualquer coisa, tendo então colocado na net uma mensagem,  adiantando: «Amigos, o Porto é o meu clube, esta é a minha casa, podem parar com a especulação. Juntos somos uma grande equipa, sei que vão dar tudo por tudo para ganhar ao Paços de Ferreira. Somos Porto.»


Entretanto, Portistas houve que se deixaram ir na onda vermelha e verde de tais dislates. Então, para tentar contrabalançar, escreveu alguém que sabe, um bom Portista e atento desportista - e eu acredito: ´´Danilo e Quaresma ficaram de fora porque vão ser titulares na terça-feira. Aos mais desatentos, não entrem nessa onda de fazer filmes com Quaresma. A isto se chama gerir o plantel...`` Acrescentando nós, ainda: Porque será que quando Cardozo do SLB empurrou o Jesus os jornais trataram logo de branquear a situação... E com o F C Porto um simples amuo, seguido dum afastamento temporário, dá para encher papel às resmas e tempos de antena, que nem quaisquer políticos na berra conseguem assim?

Porém estranha-se que de dentro do clube não tenha aparecido nada nem ninguém a defender a imagem de Quaresma, mesmo para salvaguarda às opções do treinador Lopetegui, deixando antes rolar o marfim…

Ora, lembramo-nos ainda agora de um outro caso, estranhamente tratado de muito diferente maneira, a nível (des)informativo:


Vítor Baía, o melhor guarda-redes português das últimas três ou quatro décadas de anos, pelo menos, até um dos melhores portugueses de todos os tempos e o futebolista com mais títulos conquistados em todo o mundo - tendo de permeio sido reconhecido oficialmente, como por exemplo em 2004 com o Prémio UEFA "Best Goalkeeper 2003/04" de Melhor Guarda-Redes da Europa e  Prémio FIFA "Best Goalkeeper 2003/04" de Melhor Guarda-Redes do Mundo; além de muitos galardões individuais com que foi agraciado, tais como em 2004 a nacional Medalha de Mérito Desportivo; mais diversos Troféus Carreira da Superliga e melhor do(s) Ano(s); bem como em 2008 foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (pela República Portuguesa) e recebeu o Prémio "alto prestígio" pela Confederação do Desporto de Portugal, etc.etc. - teve ainda há pouco outra homenagem honrosa a nível internacional, também, anos depois de ter encerrado a carreira. Havendo sido então, ainda muito recentemente, homenageado na sessão pública integrada no sorteio para o Euro 2016. Numa iniciativa levada a cabo pela UEFA, de tributo aos grandes guarda-redes da Europa. Homenagem essa de reconhecimento, muito importante, mas que não mereceu espaço em jornais, nem minutos ao menos nos canais de televisão (a não ser, a descontar, na ocasião da transmissão televisiva em direto do sorteio, que aí não houve outro remédio). 

Pois estas é que deveriam ser notícias mais importantes, mas o que possa engrandecer o F C Porto e seus representantes não interessa aos meios sulistas e elitistas.

Porém, estranhamente, com a noção que estas ocorrências deveriam ser divulgadas, reparamos que, além dos suspeitos do costume, também a nível clubístico o assunto passou algo diluído, pois na generalidade do mundo azul e branco o tema não teve, entretanto, um devido destaque.

E esta, heemmmm...?!

Armando Pinto