Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Adeus. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Adeus. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Saudação grata a Deco...!


Num "Adeus" grato a Deco, saudamos aqui, entre nós, o Mágico das Antas e do Dragão, o nosso craque que passeou classe pelos dois estádios onde com suas exibições fomos felizes.

Deco pôs um ponto final na sua carreira de futebolista, lá no Brasil, dando por findo o seu percurso de atleta de futebol, em virtude de uma série de lesões que não lhe permitiram manter seu vigor, aos 35 anos de idade - a um dia de completar 36.

Encerra assim suas deambulações pelos campos de futebol o popular Deco, de seu nome Anderson Luís de Sousa, quando representava o Fluminemse, no Brasil, ao fim duma carreira que o tornou conhecido após ter vindo para Portugal e haver representado o F C Porto, onde se cobriu de glória na prestação de títulos europeus, sobretudo. Tendo, com a camisola azul e branca dos Dragões, ganho fama que deu para ter continuado um percurso também vencedor em clubes que se seguiram em seu currículo de sucesso, tal aconteceu no Barcelona, de Espanha, no Chelsea, em Inglaterra, até terminar agora no Fluminense, no qual igualmente conquistou títulos.


Numa comunicação, quase de resposta às suas recentes prestações reduzidas, por problemas físicos, Deco vincou: «É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores, mas não estou conseguindo. Quero agradecer ao Fluminense, ao Celso Barros (presidente do patrocinador do Fluminense) e todos que trabalharam comigo nestes três anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos pela confiança e carinho.»


Chegada a notícia a Portugal, país que ele representou ao serviço da seleção nacional portuguesa, logo o presidente de seu clube em Portugal soube vincar, afirmando: "Deco será uma lenda do FC Porto".

Nesse momento, em que se soube de tal notícia que marcou a última segunda-feira de Agosto, o Presidente Pinto da Costa, em breve comunicação pública, que ouvimos aos microfones do Porto Canal, salientou a capacidade de decisão do brasileiro e recordou alguns momentos de uma amizade que ficará para sempre. "Termina a carreira por vontade própria. Mais uma vez mostrou inteligência e poder de decisão. Fica na história do futebol e no F. C. Porto será uma lenda. Deve sentir-se feliz e ao olhar para trás saberá que no Porto só tem amigos." Acabando por lhe dirigir uma mensagem significativa: "Somos amigos desde que nos conhecemos. Tenho a certeza que terá êxito no que escolher, pois bem o merece. Em meu nome e dos Portistas, quero enviar-lhe um grande abraço, dizer-lhe que nunca o esqueceremos e que o esperamos em breve no Dragão".


Vão nesse sentido, com efeito, de uma despedida no Dragão, umas posteriores afirmações de seu representante, conforme se soube em mais recentes difusões, concluindo: 

« Após Deco ter tornado público, através de um comunicado, que vai dar por terminada a sua carreira de futebolista, surge agora a possibilidade desse facto ser assinalado num jogo do luso-brasileiro frente ao F C Porto. Quem o garante é o representante legal do médio, abrindo assim a porta a um dia de festa cheio de emoções. Ele (Deco) tem um carinho muito grande pelo F C Porto e diz-se adepto do clube. Conquistou onze títulos pelo clube e, se houver alguma possibilidade para um jogo de despedida, com certeza que o FC Porto estará incluído", alegou Acaz Fellegger, em declarações a uma estação de rádio portuguesa. Resta saber qual a disponibilidade dos Dragões em satisfazer este desejo. »

Deco, o mágico, como ficou conhecido, tem mesmo um lugar especial no íntimo dos membros da Família Portista. Ficando a ser constante recordação, tal como a cantiga que lhe foi dedicada pelos Portistas:
- É o número 10
Finta com os 2 pés
É melhor que o Pelé
É o Deco allez, olé !



Deco tomou a resolução de acabar sua carreira, um dia antes de completar 36 anos, cuja data se celebra precisamente hoje, terça-feira. Daí que, daqui, lhe dirijamos mais um voto, de parabéns, a somar às felicidades que tanto lhe desejamos, agora e sempre.

De harmonia com toda esta envolvência, recordamos, como ilustração, algumas imagens respeitantes à sua expressiva passagem pelo F C Porto, realçando a face de seu livro, ao cimo, e gravuras e referências de alguns de seus grandes feitos internacionais, das maiores conquistas que alcançou ao serviço do nosso F C Porto. Colocando-se, por fim, uma resenha curricular de seu palmarés ligado ao F C Porto, especialmente.


Folha de Serviço de DECO:

Um palmarés ao nível do talento - 23 troféus, nove clubes, uma seleção!

Conquistou 23 troféus coletivos, vários galardões individuais, um sem número de elogios acumulados num trajeto ímpar e com passagem por gigantes da estirpe de F.C. Porto, Barcelona e Chelsea. Nestes, só em Londres não foi campeão da Europa.

O palmarés de Deco está ao nível do talento: impressionante. A estes dados teremos ainda de acrescentar as 75 chamadas à seleção A de Portugal, tornando-se em mais um Internacional português do F C Porto. Seleção pela qual se estreou a 29 de Março de 2003, contra o Brasil. E com um golo, sendo o marcador do golo da vitória de Portugal por 2-1.

Nesse período alcançou a categoria de internacional ao serviço da seleção de Portugal. Pois, apesar de ter nascido no Brasil, Deco obteve a nacionalidade portuguesa quando ainda representava o F C Porto e vestiu a camisola das "quinas" por 75 vezes, tendo entretanto participado em quatro fases finais de grandes competições de países e continentes (Euro 2004, Mundial 2006, Euro 2008 e Mundial 2010).

Na parte mais interessante, que foi quando emergiu no mundo do futebol, destaca-se então a sua ligação ao F C Porto durante cinco épocas desportivas.  Em que, no total, fez 226 jogos oficiais pelo F. C. Porto, tendo marcado 46 golos.

Clubes representados:

1995 - Nacional Atlético Clube
1996 - Corinthians
1997 - Corinthians Alagoano
1997/98 - Alverca
1998 - Salgueiros
1999/2004 - F C Porto
2004/2008 - Barcelona
2008/10 - Chelsea
2010/2013 - Fluminense


=...Na 1ª página do jornal "Lance", do Rio de Janeiro.=

Palmarés coletivo:

Liga Europa (1) - 2003 (F C Porto)

Liga dos Campeões Europeus  (2) - 2004 e 2006 (F C Porto e Barcelona)

Campeonatos de Portugal (3) - 1999, 2003 e 2004 (pelo F C Porto)

Taça de Portugal (3) - 2000, 2001 e 2003 (F C Porto)

Supertaça portuguesa (3) - 1999, 2001 e 2003 (F C Porto)

Campeonatos de Espanha (2) - 2005 e 2006 (Barcelona)

Supertaça de Espanha (2) - 2005 e 2006 (Barcelona)

Campeonato de Inglaterra (1) - 2010 (Celsea)

Taça de Inglaterra (2) - 2009 e 2010 (Chelsea)

Supertaça inglesa (1) - 2009 (Chelsea)

Campeonatos do Brasil (2) - 2010 e 2012 (Fluminense)

Campeonato carioca (1) - 2012 (Fluminense).


Grandioso, bonito e sintomático!!!


Armando Pinto

»»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar ««««

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Adeus a João Moutinho e James… ?!

 

Passaram tão poucos dias, após a conquista do quão recente Tricampeonato de futebol conquistado pelo F C Porto, dando já saudades de jogos assim empolgantes como foi no final da prova, e já, também, volta a história das transferências e dominar atenções e a ofuscar algo do sentimentalismo clubista ainda efervescentemente de fresco. 

Transmite a comunicação social e depressa se propaga a saída de Moutinho e James, que o João Moutinho e James Rodriguez poderão estar em vias de passar a representar outro clube europeu, de menor dimensão histórica mas com forte poderio económico. E o que estará para vir, ainda, quanto a novidades e outras constatações, além também de contratações necessárias. 

Ora está então a fazer-se história dentro e fora do nosso clube, faltando saber se à medida das necessidades e anseios do mundo dragoniano. O que se regista, em tempo próprio, agora, na continuidade contemporânea, neste espaço vocacionado a deter atenções pela história azul e branca. 

Já adivinhávamos que alguém sairia… pois é um mal sem remédio, atendendo ao país que somos economicamente, sendo embora o F C Porto um caso de sucesso à parte, como se sabe. Mas estes casos doem e um tipo fica sem saber o que dizer. Apesar disso, confio na Direção. Mas há também que ter os olhos bem abertos, e restantes sentidos bem apurados, a nível de quem decide evidentemente, porque, bem vistas as coisas, nem todos os anos teremos os sucessos a caírem dos céus e em tempo de descontos... Este ano notou-se que havia algumas lacunas evidentes, a pontos da época não ser como poderia ter sido, obviamente; e então a nível internacional isso ficou patente. Por cá, por enquanto, ainda conseguimos superar as adversidades e campanhas do poder reinol do clube do regime, porque esse clube falha sempre nos momentos decisivos e ao chegar perto do fim dá-lhe a dor de burro... Mas há que ver que Moutinho foi um caso sério, cuja ausência contra o Málaga, por exemplo, teve o resultado que se sabe, assim como no ataque o Martínez teve um final de época e momentos importantes em que se eclipsou e até falhou, etc. etc. Acrescendo notar-se em muitas ocasiões que Hulk fez falta, naturalmente, assim como precisamos de outros valores capazes de entusiasmarem mais o ego clubista. Quer dizer, vai ter de haver uma análise e consequentes decisões muito a sério, se for para manter a liderança do futebol nacional. Até aproveitando a mudança de treinador, visto o Vítor Pereira parecer que poderá rumar à Velha Albion, o que inclusive é curioso atendendo às críticas de que foi alvo por cá, ao longo das duas épocas passadas. Enquanto dos que se falam, Domingos ou Paulo Fonseca, ou outros que possam surgir, para treinarem o FC Porto, aguardemos, pois Pinto da Costa, também, já deve ter tudo melhor que estudado. 

Então, com estas e outras, resta mesmo aguardar, embora com algumas esperanças de algo, mas com fé que Pinto da Costa continuará a ser o Jorge Nuno que todos conhecemos há muitos anos na Presidência do FC Porto. E, porque mais não é possível, fico grato ao Moutinho e ao James por tudo o que sentiram e deram pelo F C Porto, ficando bem na História Portista. 

Honremos sempre a memória Portista, que o F C Porto nos contempla! 

Armando Pinto